Artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de múltiplas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, dos indivíduos geneticamente predispostos.

A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos. As causas da doença não são conhecidas.

A Terapia Morfoanalítica trabalha diretamente nas articulações com mobilizações e trabalho postural global, devolvendo a mobilidade e diminuindo o avanço das deformidades.

O paciente pode falar do seu sofrimento e dar um sentido para este através do trabalho verbal analítico sobre o conteúdo que emerge durante a sessão.

#terapiamorfoanalitica#sergepeyrot#terapia#fisioterapia#corpo#artrite

Imagem: Detalhe do “Retrato de uma juventude” de Sandro Botticelli (1482/1485) Inchaço do punho, articulações MCF e IP da mão sugestivas de possível Artrite Idiopática Juvenil (AIJ). Galeria Nacional de Arte, Washington DC. Acesse: http://bit.ly/2E6pw21