escoliose (do grego: inclinado) é o desvio lateral da coluna vertebral e provoca uma modificação muscular, ligamentar, do tecido conjuntivo, dos discos intervertebrais e dos ossos, podendo até comprometer a medula vertebral, os pulmões, coração, diafragma e a pelve.

Terapia Morfoanalítica trata a escoliose globalmente, pois sabemos que a postura é o reflexo da vivência subjetiva, da história psico-afetiva de cada pessoa. Os desequilíbrios e deformidades posturais, inclusive a escoliose, não são causados pela falta de força muscular e sim pelo o excesso de tensão e retração da musculatura, que são devidas aos aspectos fisiopatológicos e aos fatores psicoemocionais ao longo da vida, e devido a isto nosso sistema musculoesquelético se organiza em verdadeiras estruturas musculares de comportamento.

A especificidade da terapia morfoanalítica é o trabalho da UNIDADE PSICOPOSTURAL, o corpo não é dicotomizado, tudo funciona junto, o corpo é integrado à mente, foram criados para funcionar em inter-ação e constante comunicação, trabalhamos esta unidade que é indissociável, a postura é o reflexo de nosso mundo interno, o trabalho é feito concomitante no corpo real (músculos e ósseos), no sensorial/energético (sensações, prazer, dor), e no corpo psicoafetivo, para isto são utilizadas as técnicas: de estiramento das cadeias musculares, trabalho respiratório de descripação diafragmática, massagens suaves e do tecido conjuntivo, consciência corporal e o trabalho analítico. Com a soltura das tensões, a emoção expressa, e vice versa, e o conteúdo psicoafetivo das tensões e da postura são conscientizados pelo paciente.

“Entendemos que o trabalho corporal, que reorganiza a postura global, está reativando as redes de conexões sensoriais/emocionais que são responsáveis pelo equilíbrio psicopostural da pessoa que foi construído do longo do tempo.

É como uma teia de aranha e o terapeuta puxa um fio que leva a outro e a outro…até reunir os componentes essenciais da situação traumática que não pôde ser pensada.”

Serge Peyrot –  Diretor da Formação e Criador da Terapia Morfoanalítica

Você ficou interessado em conhecer melhor a Terapia Morfoanalítica?

Estão abertas as inscrições para a nova turma que terá início no dia 8 de julho de 2018 em Ribeirão Preto – SP.

Para mais informações e inscrição, acesse: www.terapiamorfoanalitica.com.br