Formações

A Formação

A forma de ensino não é apenas teórica. Os trabalhos de consciência corporal são vivenciados antes da teoria. Primeiro sentir para depois teorizar é a filosofia que dirige todo o processo da Formação. Desde o primeiro dia o aluno aprende a escutar e compreender os conteúdos psicoafetivos que se escondem nos tecidos, particularmente na pele e nos músculos, tanto no seu corpo como no corpo do colega/ aluno com quem está trabalhando.

O corpo contém a memória da pessoa. O método ajuda a expressar esta memória e acompanhar todas as suas manifestações: físicas, psíquicas, afetivas e emocionais.

O futuro terapeuta desenvolve a capacidade de sentir e conhecer primeiro no seu próprio corpo as estruturas que serão estudadas depois.

Durante todo o período de Formação o aluno deve realizar sua terapia pessoal, a qual é indispensável para poder conhecer-se profundamente e entender melhor seus futuros pacientes. Cada turma é composta por um grupo fechado, o que permite também o aprofundamento no desenvolvimento pessoal nas Etapas e GTMs.

Após a Quinta Etapa o aluno pode ser autorizado pela equipe de formação a atender um ou mais pacientes sob supervisão intensiva. Ao final da Formação produzirá uma monografia a partir de caso(s) clínico(s) e após a avaliação realizada pela equipe pedagógica, receberá sua titulação como Terapeuta Morfoanalista.

Este processo que inclui a Formação de Base e o 2º Ciclo, pode durar de três e meio a quatro anos. As aulas foram organizadas a permitir que o aluno possa participar mesmo sendo de outra cidade ou estado. As Etapas acontecem em oito dias corridos na Formação de Base e seis dias corridos no 2º Ciclo, normalmente em janeiro e julho, e os GTMs (finais de semana) de sexta a domingo a cada dois meses.

A Formação é dirigida a todos os profissionais da saúde física e psíquica: fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicoterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros e médicos.

E também a toda pessoa interessada em se aprofundar no seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através de um processo terapêutico intensivo e profundo. 

O corpo é o eixo fundamental e guia do processo terapêutico, portanto o ensino profundo da anatomia e biomecânica da estrutura corporal é parte importante da Formação. Assim como os conceitos fundamentais da psicanálise, e particularmente do processo de integração do Eu.

Formação de base

DURAÇÃO: 2 anos e meio, com 600 horas.

SEIS ETAPAS E OITO FINAIS DE SEMANA (GTM)

Permite adquirir os conhecimentos fundamentais para saber manejar as terapias estruturadas e iniciar as terapias analíticas próprias do método. A prática intensiva e repetida das técnicas corporais juntamente com a elaboração do vivenciado permite um processo de transformação profunda dirigida tanto à realização pessoal como à formação do Morfoanalista.

Os cursos teóricos dão acesso à compreensão anatomo-bio-fisiológica e psicológica do método.

Os espaços de verbalização em grupo estimulam a expressão, suscitam a análise e a definição do quadro terapêutico Morfoanalítico.

1ª e 2ª Etapas: Aquisição das bases da Terapia Morfoanalítica Estruturada

3ª e 4ª Etapas: Da Terapia Estruturada à Terapia Psicocorporal Analítica Nível I

5ª e 6ª Etapas: Terapia Psicocorporal Analítica Nível II

CONTEÚDOS DE CADA ETAPA e GTMs

  • Conhecimentos teóricos anatomo-bio-fisiológicos;
  • Conhecimentos teóricos psicológicos;
  • Práticas corporais morfoanalíticas;
  • Técnicas psicocorporais morfoanalíticas.

imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

Segundo Ciclo

TRÊS ETAPAS E TRÊS FINAIS DE SEMANA( GTM)

O 2° Ciclo é a continuação natural da Formação de Base e da prática terapêutica profissional com pacientes.

Permite preparar o SER TERAPEUTA e aperfeiçoar sua prática profissional, tanto ao nível corporal como verbal.

Aprofundam-se os níveis mais avançados da Terapia Morfoanalítica com a análise didática do método e elaboração teórica dos conceitos essenciais.

É realizado em três etapas e três finais de semana com a elaboração teórico-clínica de uma monografia acompanhado por um supervisor-orientador.

TITULAÇÃO

Ao final da Formação de Base se outorga o Certificado de Participação na Formação de Base em Terapia Morfoanalítica.

Para isso é necessário haver realizado ao longo da Formação de Base as seis etapas, todos os grupos terapêuticos de fim de semana (GTMs) e um processo terapêutico individual com um terapeuta morfoanalista didata.

Ao final do 2º Ciclo, a Equipe Pedagógica outorga o Diploma de Terapeuta Morfoanalista ao aluno que cumprir os requisitos necessários, o que lhe permite exercer esta profissão.

Grupos de aprofundamento

Os grupos de Aprofundamento são destinados exclusivamente aos terapeutas já confirmados.

São módulos de três dias nos quais os profissionais têm a oportunidade de continuar aprendendo novas técnicas psicocorporais, descobrem novos aspectos e maneiras de utilizar as ferramentas psicológicas e corporais aprendidas, baseando-se na clínica e nos conceitos teóricos psicanalíticos aplicados ao quadro específico da Terapia Morfoanalítica.

Um tempo especial é dedicado ao trabalho de supervisão. São momentos privilegiados de muita reflexão e articulação dos conhecimentos psicológicos e corporais aplicando-os a este paciente em particular, tomando em conta tanto seu estado físico e emocional no presente, quanto a sua história psicoafetiva.

Aprofundamento é uma oportunidade de continuar a evolução do Ser-Terapeuta, num processo permanente de autoconhecimento e amadurecimento pessoal.

Estes grupos são indispensáveis para o terapeuta implicado que deseja continuar sua evolução profissional.

Aprimoramento

O Aprimoramento é mais um dos importantes pilares na evolução do Terapeuta Morfoanalista atuante e interessado no seu crescimento.

Visa essencialmente o aspecto profissional do terapeuta através da reciclagem, atualização e aperfeiçoamento das técnicas aprendidas durante a Formação e nos Aprofundamentos, bem como o aprendizado de novas técnicas e teorias para melhor integração da estrutura e das particularidades do quadro terapêutico da Terapia Morfoanalítica.

Nossa metodologia é dedicada a rever e refletir a anatomia e a cinesiologia, associadas às práticas e às teorias psicodinâmicas, o que ajuda a enriquecer e repensar a prática clínica diária. Os temas psicanalíticos aplicados ao nosso método fazem parte da estrutura dos grupos de Aprimoramento.

A continuidade da supervisão em grupo promove a troca de experiência entre os profissionais e constitui-se em um vigoroso estímulo para a profundidade dos efeitos do trabalho.

Os encontros, com duração de dois dias, acontecem duas vezes ao ano, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

imagem ilustrativa
imagem ilustrativa